Dr. Rafael Mossmann
Cirurgião Toráxico - CREMERS 28803
CLÍNICA DO SUOR
O suor exerce a função de regulador da temperatura corporal. A hiperidrose é uma condição caracterizada por um aumento anormal da transpiração, que geralmente ocorre nas mãos (hiperidrose palmar), nos pés (hiperidrose plantar) e nas axilas (hiperidrose axilar), podendo, ainda, se manifestar na face e no couro cabeludo (hiperidrose crânio-facial).

A Clínica Vittale disponibiliza tratamento às pessoas que sofrem de transpiração excessiva. Então, se você tem, frequentemente, as palmas das mãos e pés suados, transpiração excessiva nas axilas, suor escorrendo no seu rosto, ou mesmo, se você suar profundamente em todo o corpo, você encontrará compreensão aqui.

Embora não se conheça exatamente o mecanismo ou as causas pelas quais isto ocorre, em alguns indivíduos o suor intenso nas mãos, nos pés, nas axilas ou na face torna-se incontrolável. O suor em demasia vem acompanhado de rubor facial e de um sentimento de embaraço que, frequentemente, é seguido de uma forte ânsia de escapar da situação que o originou. Nervosismo ou excitação podem agravar a situação para muitos doentes. Certos alimentos, nicotina e cafeína também podem desencadear essa resposta. Uma queixa comum dos pacientes é que eles ficam nervosos, porque eles suam, então passam a suar mais porque estão nervosos.

Existem vários tipos de tratamento: medicamentos, aplicações de toxina botulínica e técnicas cirúrgicas, método este que apresenta os melhores resultados. A cirurgia SIMPATECTOMIA TORÁCICA ENDOSCÓPICA VIDEOCIRÚRGICA consiste na secção dos nervos da cadeia simpática, que passam por dentro do tórax. É um procedimento realizado sob anestesia geral, em ambos os lados do peito, com dois pequenos cortes de até 2 cm de cada lado. É considerado um procedimento seguro, minimamente invasivo, reprodutível e eficaz. Taxas de satisfação acima de 80% têm sido relatadas e são ainda maiores para as crianças. O procedimento resultou no alívio da sudorese de mãos e axilas em 90% dos pacientes que optaram pela realização do tratamento. Pode ser útil para os pacientes com rubor e sudorese facial, no entanto, nestes, a experiência demonstra taxas menores de sucesso, e os pacientes podem experimentar efeitos colaterais indesejados.

Marque uma consulta. Tire suas dúvidas. O Dr. Rafael Mossmann, CREMERS 28803, MÉDICO CIRURGIÃO TORÁXICO, terá prazer em atender-lhe e esclarecer o máximo possível a respeito desse problema.
Rua Santos Neto, 51
Petrópolis, Porto Alegre, RS